Milhas aéreas: veja o que são e como acumular!

Desde que decolaram, há mais de 30 anos, os programas de passageiros frequentes passaram por tantas mudanças quanto o próprio setor aéreo. Embora ainda seja possível colher algumas recompensas importantes – ou perder tempo acumulando pontos que você nunca usará – os programas de hoje parecem muito diferentes daqueles de alguns anos atrás.
Uma grande mudança foi a maneira como muitas companhias aéreas agora calculam suas recompensas. Muitas vezes chamado de “modelo baseado em receita”, ele recompensa os viajantes pela quantidade de dinheiro que gastam, e não pelas milhas que voam. Em outras palavras, os programas de passageiro frequente estão se tornando programas de gastos sérios.
Isso pode ser bom ou ruim, dependendo do tipo de viajante que você é. Se você normalmente voa na classe econômica, provavelmente se beneficiará menos do que antes. Por outro lado, apenas algumas viagens por ano em uma classe premium de serviço pode significar muitos milhares de milhas adicionadas à sua conta.
Pensando nisso, trouxemos um artigo exclusivo para que você acompanhe como acumular milhas aéreas e viajar bastante.
-
Concentre-se em onde você voa
É mais provável que você ganhe pontos suficientes para realmente receber algo em troca se se concentrar em apenas algumas companhias aéreas que operam nas rotas que você espera voar. Por exemplo, é melhor ter 100.000 pontos com uma operadora do que 10.000 cada uma com 10. A única exceção a esta regra geral é se você puder transferir pontos ou milhas entre programas na proporção de 1:1.
Observe também que os pontos podem expirar se sua conta estiver inativa por um determinado período (normalmente de 12 a 18 meses). Você precisará monitorar qualquer conta que abrir ou correr o risco de perder suas milhas – outro motivo para manter o número gerenciável.
-
Considere as companhias aéreas parceiras
Muitas companhias aéreas pertencem a redes de companhias aéreas nacionais e estrangeiras, como Oneworld, SkyTeam e Star Alliance. Essas organizações, das quais você faz parte ao se inscrever no programa de passageiro frequente de uma companhia aérea membro, permitem que você ganhe, combine e resgate milhas em qualquer companhia aérea parceira
Novamente, qual deles você pode querer fazer parte dependerá das companhias aéreas que você voa principalmente. Seus parceiros estão listados em seus sites, o que pode ajudá-lo a determinar rapidamente em quais programas de passageiro frequente de companhias aéreas se inscrever.
-
Receba um bônus de pontos ou milhas
Para seduzi-lo a se inscrever em cartões de crédito com companhias aéreas, os emissores de cartão de crédito frequentemente oferecem milhas de bônus, às vezes o suficiente para uma recompensa por conta própria. Claro, isso está nas letras grandes de suas promoções. Nas letras menores, você encontrará os termos. Por exemplo, alguns exigem que você gaste uma certa quantia de dinheiro dentro de um determinado tempo para obter recompensas de viagem.
Esses cartões são atraentes se você está planejando uma grande viagem em um futuro próximo e já espera gastar uma certa quantia de dinheiro. Lembre-se de que eles geralmente têm taxas de juros pesadas. Portanto, a menos que você pague sua fatura todos os meses, precisará pesar o valor do seu bônus em relação aos juros.
-
Escolha o cartão de crédito certo
Usar um cartão de crédito de recompensas para todas as suas compras (e pagá-lo a cada mês) pode ser outra maneira de acumular milhas suficientes para uma recompensa. Existem dois tipos básicos de cartões a serem considerados: os cartões co-branded afiliados a uma companhia aérea e os cartões de recompensas mais gerais que oferecem uma variedade de prêmios, incluindo milhas aéreas.
-
Jantares em restaurantes
Outra boa maneira de acumular pontos e evitar que eles expirem é vincular seu cartão de crédito ao programa de refeições de um plano de passageiro frequent. Ao cobrar uma refeição nesse cartão em um restaurante participante, você ganhará pontos com base no tamanho da conta.
Você também pode ganhar pontos ou milhas para voos em outras compras de restaurantes ao usar um cartão de recompensas de viagem geral. Ao usar um cartão de fidelidade para pagar refeições, preste atenção aos códigos de categoria de comerciante de cartão de crédito para garantir que você obtenha o maior número possível de milhas ou pontos para essas compras.
-
Use portais de compras
Muitas companhias aéreas também têm portais de compras em seus sites de passageiros frequente. Ao acessar essa página primeiro e clicar em um comerciante participante, você pode ganhar pontos em suas compras.
Lembre-se, no entanto, de que gastar em um portal de compras apenas para ganhar milhas ou pontos pode sair pela culatra. Se você estiver carregando um saldo em seu cartão mês a mês, o valor de quaisquer recompensas de viagem adicionais que você esteja ganhando pode ser negado pelos juros que você paga.
-
Voe
Sim, você ainda pode ganhar milhas voando, um fato facilmente esquecido entre todas as outras formas de ganhá-las. Por causa da mudança para programas baseados em receita, uma passagem cara pode lhe render mais milhas do que uma barata, mesmo que a rota deste último cubra uma distância maior. Isso, é claro, raramente é um bom motivo para comprar uma tarifa louca, especialmente se você é quem paga a conta.
O valor das milhas varia de companhia aérea para companhia aérea, mas calcule que valem cerca de um centavo cada, em média. Isso torna muito fácil comparar tarifas e fazer as contas.
Quantas milhas aéreas eu preciso para voar de graça?
Cada programa terá uma resposta variada para isso, e o local para o qual você está voando também é importante. Em média, um voo doméstico só de ida pode variar de 5.000 a 20.000 milhas aéreas. Os voos internacionais de ônibus podem ser mais do que o dobro. Novamente, a natureza do seu voo e a classe do seu assento ditarão fortemente as milhas aéreas necessárias para voar gratuitamente.
As milhas aéreas valem a pena?
Para alguns, as milhas aéreas valem a pena. Embora alguns cartões de crédito ofereçam recompensas de uma porcentagem fixa em cashback, outros oferecem recompensas percentuais potencialmente maiores na forma de milhas de viagem. Além disso, as companhias aéreas podem incentivar ainda mais com preços mais baixos para determinados voos para os quais os pontos ou milhas podem ser usados. Para aqueles que viajam com frequência ou já incorrem em muitas despesas de viagem, as milhas aéreas certamente podem fazer sentido para capturar.
As milhas aéreas expiram?
Embora cada companhia aérea tenha regras diferentes, as milhas muitas vezes expiram. A maioria das milhas expiram após vários anos, embora algumas companhias aéreas permitem que você estenda esse período se você tiver voado com elas. Além disso, alguns períodos de tempo podem ser estendidos com base no histórico de compras de um cartão de crédito selecionado. Ao todo, esteja preparado para rastrear suas milhas e sempre conferir a política da companhia.
Chegamos ao fim de mais um artigo que visamos trazer a informação de maneira fácil para que você compreenda e tenha as melhores decisões, continue acompanhando a nossa página e fique muito bem informado.