Publicidade

Viver está cada vez mais difícil. A cada dia que passa, manter as contas em dia se torna um desafio diário. Pensando nisso, fazer trabalhos extras para completar a renda tem sido o objetivo de muitas pessoas.

Hoje, listamos alguns lugares em que é possível conseguir freelancer para aumentar a renda. Confira e encante-se!

O que é freelancer?

Esse termo inglês é designado aqueles profissionais que prestam qualquer tipo de trabalho sem ter, necessariamente, vínculo empregatício.

Publicidade

Carinhosamente apelidado de freela, essa modalidade vem conquistando a todos como uma forma de potencializar seus ganhos financeiros e proporcionando mais qualidade de vida às pessoas.

Inclusive, muitas pessoas, inclusive, acabam deixando o trabalho formal para viver desta forma.

Existem inúmeras áreas para um freelancer, desde garçom que pega festas para fazer até produtores de conteúdo para web. É uma infinidade de áreas. O profissional recebe o valor acordado após a prestação de serviços.

Quais áreas mais comuns do freelancer?

Como falamos no tópico anterior, há uma infinidade de áreas que prestam os serviços de freelancer, as mais comuns são:

  • Produção de conteúdo para web: Seja social media, realize planejamento para as redes sociais de clientes, desenvolvendo textos envolventes, artes atrativas e atuando na manutenção da visibilidade da empresa. Ou, ainda, escreva para blogs e sites.
  • Professor, tradutor e revisor de textos: Se você tem domínio em outra língua, aproveite para lecionar sobre o idioma que é fluente, além disso revise e traduza artigos e textos.
  • Cuidador de idosos e crianças: Preste serviços de babá aos fins de semana para pais que estão querendo um descanso das crianças para sair. Além disso, você pode pegar plantões em hospitais, asilos e casas para cuidar de idosos.
  • Desenvolvedor de sites e aplicativos: Se você tem esse conhecimento, invista nessa prestação de serviços, além de muito valorizado é uma ótima opção para fazer novos contatos.
  • Professor de danças e teatro: Essa é uma área legal também para dar aulas de dança, coreografias para festas, ensaiar peças de teatro e recreação infantil, se torna uma excelente opção para ganhar uma renda extra.
  • Equipe de limpeza e manutenção: Todas as festas precisam de faxineiros para limpar antes e depois do evento, essa é uma forma de freelancer que você ganha para fazer o evento sem vínculo empregatício. Ótimo para levantar uma grana no fim do mês.
  • Prestador de serviços para festas: Garçons, cozinheiros, seguranças e porteiros sempre são necessários, por tanto, se você deseja uma renda extra, trabalhar em eventos é uma ótima maneira.

Essas são algumas das várias áreas disponíveis. Se você tem seu emprego fixo e tem habilidades para uma dessas funções listadas, você pode está perdendo dinheiro sem fazer uma renda extra com freelancer.

Como conseguir trabalho freelancer?

Você descobriu que tem habilidade para desenvolver uma tarefa freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te ajudamos! Confira o passo a passo que listamos para você.

  1. Faça uma bela divulgação: Crie uma página no Linkedin, coloque sua foto, suas experiências profissionais e suas habilidades.
  2. Crie um portfólio: Junte o máximo de coisas que mostrem o seu trabalho e organize para mostrar ao futuro recrutador.
  3. Faça networking: Estabeleça contatos com profissionais da sua área, recrutadores e peça indicações aos seus clientes. Assim, você irá se assegurar de ter sempre novos contratos freelancer.
  4. Se qualifique cada vez mais: Busque novos cursos, mentorias e se especialize cada vez mais na área que escolheu atuar. Bons profissionais sempre são disputados no mercado.

Quais plataformas mais comuns para conseguir freelancer?

Na internet é possível encontrar várias plataformas que unem recrutadores x prestadores de serviços, mas vale ficar atento para não cair em ciladas. Escolha uma plataforma bem avaliada e que tenha um gerenciamento transparente, para que você receba sempre no dia combinado e não impacte no seu rendimento.

A seguir, separamos algumas plataformas mais conhecidas e comuns. Conheça mais sobre!

Workana

Nesta plataforma você encontra ofertas para várias áreas, mas no geral, as mais procuradas são produtores de conteúdo para escrever para blogs e sites, TI com suporte de tecnologia, tradução de artigos e trabalhos, finanças etc.

Assim como a grande parte das plataformas, o Workana cobra uma porcentagem do valor acordado entre o prestador de serviço e o contratado.

Fiver

Muito comum em todo o mundo, o Fiver também tem uma vasta oferta de profissionais dedicados para produzir conteúdos, realizar traduções, fazer projetos de social media, gravação de voz e vinhetas, design gráfico, vídeo e animação, negócios, fotografias, serviços de IA e muito mais.

Basta se cadastrar e receber propostas de clientes do mundo inteiro. O site oferece ainda um campo em que é possível o prestador de serviços avaliar o profissional e vice e versa.

99 Freelas

Seguindo a nossa lista de sites para você trabalhar como freela, o 99Freelas é um dos mais famosos e, por isso, não poderíamos deixá-lo de fora.

Ele é parecido com Workana, pois as empresas publicam os projetos e fazem os pedidos. Então, lá também será preciso elaborar sua proposta de trabalho.

Contudo, no 99Freelas é possível criar um perfil profissional que funciona como um currículo.

Crowd

A Crowd é um site mais específico, pois contrata pessoas das áreas de comunicação e tecnologia.

O diferente desse site é que somente empresas com CNPJ podem contratar os freelancers. Além disso, todas elas pagam para ter um cadastro.

Ou seja, isso aumenta a credibilidade da plataforma, pois as empresas vão querer contratar os freelas pelo portfólio e não somente pelo preço do serviço.

Por isso, ao abrirem uma vaga são as empresas que analisam os “currículos” dos freelas e entram em contato para fazer um orçamento, de acordo com a demanda.

GetNinjas

Essa é uma plataforma mais abrangente, por lá você conseguirá freelas de serviços gerais, como limpeza, cozinheira para eventos, garçons e garçonetes, além de aulas particulares, reforço escolar, entre outras áreas.

Uma das grandes vantagens é a quantidade de profissões, pagamento seguro feito por aplicativo de confiança e a GetNinjas ser muito famosa no meio, tendo uma vasta clientela.

Linkedin

Esse é o seu currículo digital. Por lá, o profissional faz conexão com empresas e outros prestadores de serviços. Uma pessoa que é ativa nesta plataforma tem uma ótima performance e excelentes rendimentos.

Atitudes para garantir seus direitos como freelancer

Tenha informações: Certifique-se da qualidade das plataformas. Busque ajuda de escolas como o Sebrae para ter noções de empreendedorismo e de como pode profissionalizar o seu freelancer para aumentar a renda.

Firme contrato: Os contratos oferecem garantias tanto para o trabalhador freelancer como para a empresa e esclarecem as obrigações e direitos das duas partes, facilitando a comunicação e realização do trabalho. Portanto, caso saia algo fora do combinado, o contrato também é uma forma de garantia do recebimento do valor proposto.

Planeje-se: Outra questão importante para assegurar os direitos como freelancer é ter em mente que os trabalhadores freelancers dependem da demanda de clientes, que às vezes podem ser altas ou baixas.

Para não se tornar refém dessas oscilações é interessante que faça um planejamento financeiro e tenha uma reserva de dinheiro para conseguir se manter nos períodos com poucas oportunidades de trabalho.

Valorize-se: Aprenda a negociar seu preço valorizando o seu conhecimento e tempo dedicado àquele trabalho. Bate um papo com profissionais que desenvolvem a mesma função que você para ter parâmetros de preço, custo do trabalho, complexibilidade entre outros fatores.

Contribua para a previdência: A previdência social é uma ótima maneira de ter segurança em caso de fatalidade. A saúde é importante, portanto, zele por ela e tenha um plano B em caso de algo der errado.

Atualmente é possível contribuir como Microempreendedor Individual, mesmo não sendo trabalhador CLT. Faça o seu cadastro e contribua.

Conclusão

Chegamos ao fim deste artigo e esperamos que tenhamos te ajudado a conseguir um freelancer para aumentar a sua renda.

Seja positivo e boa sorte! Se você tem um amigo que precisa de uma ajuda financeira, encaminhe este artigo para ele. Até a próxima!

Alias, leia também: