Publicidade

Ter um telefone celular nos dias de hoje é fundamental. Afinal, precisamos nos comunicar e, mais do que realizar ligações, os smartphones oferecem uma vasta gama de funcionalidades que facilitam a vida cotidiana.

Através de aplicativos de mensagens, é possível manter contato instantâneo com amigos, familiares e colegas de trabalho, independentemente da distância. Além disso, aplicativos de bancos permitem realizar transações financeiras de forma rápida e segura, eliminando a necessidade de ir até uma agência bancária.

Os smartphones também são ferramentas essenciais para acessar informações em tempo real, seja por meio de navegadores de internet, redes sociais ou aplicativos de notícias. A conveniência de ter um dispositivo multifuncional ao alcance das mãos torna o celular um item indispensável na vida moderna, contribuindo para a produtividade, entretenimento e, acima de tudo, para a conexão constante com o mundo ao nosso redor.

Publicidade

No mercado, é possível encontrar aparelhos com altos valores, que podem chegar ao valor de R$ 10 mil.

Por ser um objeto muito desejado e valioso, ter o celular roubado ou danificado, pode acarretar em uma série de problemas e dores de cabeça.

Diante dessas questões, as seguradoras criaram o seguro de celular. Esse recurso assegura que o usuário não fique desamparado em caso de imprevisto e tenha suporte para resgatar ou ser ressarcido do valor investido.

Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura do nosso artigo especial e fique por dentro de todos os detalhes.

O que é um seguro de celular?

Assim como o nome já diz, seguro de celular é uma proteção financeira que você contrata para o telefone celular, por meio de uma empresa de confiança. No contrato, você arca com uma mensalidade e se assegura contra roubos, furtos, quebra acidental, dano causado por água, líquidos e danos da natureza.

Ao escolher um seguro para celular, você paga uma taxa mensal ou anual para a seguradora e, em troca, tem direito a reparos ou substituição do seu dispositivo, caso algo aconteça com ele. Alguns planos de seguro podem até mesmo incluir cobertura para acessórios como fones de ouvido e carregadores.

O custo e a cobertura vão variar, de acordo com a empresa que oferece o serviço e o tipo de aparelho que você tenha.

Por ser algo relativamente novo, não são muitas as seguradoras que oferecem esse serviço.

Passo a passo para contratar o seguro para celular

Comprou seu smartphone e deseja colocá-lo no seguro? Se liga nas dicas que separamos:

  1. Encontre o seguro ideal: Encontre uma seguradora conhecida e de confiança, forneça todas as informações sobre o seu aparelho, como modelo, marca e número IMEI. Depois escolha o tipo de cobertura que deseja. O aparelho será avaliado para entender a real situação do seu estado de conservação.
  2. Pagamento do valor combinado: Assim como em outros tipos de seguro, é preciso arcar com uma taxa mensal ou anual para ter assegurado a proteção do seu celular. Os valores variam de acordo com a empresa, modelo do telefone, e do tipo de cobertura contratada.
  3. Registro de algum sinistro: Em caso de acontecer algo com o seu telefone, você deve imediatamente realizar um Boletim de Ocorrência, em sequência comunicar a seguradora do ocorrido e acompanhar a sua solicitação.
  4. Análise da ocorrência: Esta etapa consiste em avaliar os danos causados no aparelho ou a avaliação do roubo, ou furto. Este estudo é realizado por profissionais competentes a fim de garantir um reparo mais apurado.
  5. Conclusão do caso: Feito a análise é decidido se o aparelho tem concerto ou se será ressarcido de forma em que a seguradora te paga um valor referente ao telefone, ou te proporciona outro do mesmo modelo.

Normalmente, a contratação é 100% online e, em poucos passos, você conta com uma cobertura completa.

Confira abaixo o que geralmente os seguros cobrem:

  • Roubo: Quando você é abordado por uma pessoa mal-intencionada que usa de violência ou ameaça.
  • Furto: Com ou sem vestígios do crime, a cobertura vale para furtos simples ou qualificados.
  • Quebra: Quando é ocasionada por uma queda acidental.
  • Líquidos: Quando há imersão ou derramamento de água, ou outra substância líquida de maneira involuntária e oxidação.
  • Internacional: Quando há sinistros ocorridos no exterior.

Outros critérios e/ou vantagens que contratando um seguro você pode obter:

  • Cancelamento sem multas: Cancele seu serviço sem incorrer em qualquer penalidade.
  • Troca rápida e sem burocracia: Troque seu aparelho de forma ágil e sem complicações.
  • Proteja seus dispositivos: Garanta a proteção de seus dispositivos pessoais ou profissionais, incluindo notebooks, tablets e smartwatches.

Quais os requisitos que influenciam no valor do seguro do aparelho?

Não existe um valor fixo para o seguro de celular. Este valor vai depender de diversos fatores que envolvem o seu aparelho, como:

  • Se é novo ou usado.
  • Qual a marca do seu smartphone.
  • Qual o modelo que você possui.
  • O tipo de cobertura contratada.
  • A seguradora que oferece o serviço.

Como escolher o melhor seguro para celular?

  1. Opte por fazer a proteção logo na compra do celular: Dependendo da idade do seu smartphone, nem todos os planos estarão disponíveis. A maioria das seguradoras estipula um prazo após a aquisição do aparelho em que você pode contratar um seguro, que varia de 30 dias a 12 meses.
  2. Estude sobre a cobertura oferecida: Veja quais os requisitos e o que cada seguradora coloca no contrato assegurando o seu smartphone.
  3. Considere o período de carência: Um dos pontos que pega vários usuários de surpresa é o período de carência para que o seguro de celular da Apple ou do Android possa ser acionado. Caso ainda não tenha passado o prazo necessário, você não conseguirá ser indenizado por danos, roubo ou outros fatores.
  4. Avalie o valor da franquia: Assim como nos seguros de veículos, você precisa averiguar o valor da franquia para casos de incidentes, para comparar os preços e saber se realmente compensa.
  5. Qual o prazo a empresa oferece para ressarcir o seu prejuízo? O prazo de reembolso também é um aspecto importante ao procurar o melhor seguro para smartphone. Existem seguradoras que demoram no mínimo 5 dias para liberar a indenização, enquanto outras demoram até 1 mês para fazer isso.
  6. Avalie sobre a empresa em meios de comunicação: A internet é uma excelente aliada, pesquise a reputação da empresa e veja depoimentos de clientes que confiam no trabalho da empresa a mais tempo.

3 seguradoras mais comuns e confiáveis do mercado

Fizemos uma cautelosa pesquisa e enumeramos algumas das melhores seguradoras existentes para fazer o seguro para o seu celular. Acompanhe!

1 – Nubank Celular Seguro

O Nubank veio para facilitar a vida de seus usuários. O Nubank Celular Seguro é um dos mais novos recursos oferecidos pela fintech.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Chubb, uma seguradora de atuação internacional.  Juntas, visam inovar o conceito de seguro para celular, trazendo praticidade, inovação e segurança em um único serviço.

O serviço estará disponível para contratação no app da Nubank. No entanto, a sua contratação compreende 30 dias de carência para começar a cobrir seu aparelho.

2 – Porto Seguros

A Porto Seguros é bem famosa no meio de seguros no Brasil. A empresa também implementou o serviço de proteção para aparelhos celulares. Sua cobertura contempla danos físicos (como queda acidental e pane elétrica) ou até mesmo casos de roubo, furto e quebra.

Dessa maneira, o seguro de celular atende aos modelos das principais marcas do mercado, tais como iPhone, Samsung, Xiaomi e Motorola. Possui uma assistência internacional, protegendo seu aparelho dentro e fora dos limites do Brasil.

5 –  Zurich

A Zurich é uma empresa tradicional e se torna uma excelente opção para seguro de celular. Em sua apólice você estará coberto por diversas situações como furto, roubo e danos acidentais e conta com planos supereconômico, econômico e completo.

Além disso, a opção conta com benefícios como contratação digital, proteção imediata, cobertura global e período de seguro de até 24 meses.

Conclusão

Chegamos ao fim deste artigo e esperamos que você tenha entendido a importância de contar com um seguro para celular. Infelizmente vivemos em um país violento e não podemos dar sorte ao azar. Se você gostou da leitura, compartilhe com seus amigos e fiquem todos protegidos!

Leia também: