Como controlar os gastos do cartão de crédito: 5 Dicas essenciais
Sabe aquelas emergências que acontecem durante o mês e tira o sono de qualquer pessoa? Pois é, nessas horas, contar com um cartão de crédito é a melhor opção para sair do vermelho. Mas o que ocorre é que algumas pessoas perdem o controle e se veem em uma dúvida: Como controlar os gastos do cartão de crédito?
Diante disso, hoje nós no Rico Agora, trouxemos um post especial para te ajudar a ter mais controle. Acompanhe e encante-se!
1 – Tenha em mente alguns pontos importantes: O óbvio precisa ser dito, cartão de crédito é dinheiro, muitas pessoas utilizam como se fosse apenas um pedaço de plástico e se esquecem que o mesmo é como o dinheiro em espécie e é preciso ter cuidado a fim de evitar dívidas em decorrência do mal uso. Saiba exatamente qual o seu limite, não gaste além e poupe uma porcentagem para emergências.
2 – Mapeie os seus gastos: Ter um planejamento financeiro é a maneira mais prática de ter em mente os ganhos em relação aos gastos. Não se intimide, quanto mais olhar a sua fatura e mapear os gastos, melhor serão as alternativas encontradas para resolver sua vida financeira.
3 – Pague sua fatura sempre em dia: Não é novidade para ninguém que os juros são altíssimos quando se atrasa a fatura do cartão. Como controlar os gastos do cartão de crédito pagando atrasado? É quase impossível! Por tanto, fique atento a data de vencimento e pague sempre adiantado, evitando multas. Outro benefício de pagar em dia é aumentar o score e ter vantagens no mercado. Nunca, pague o valor mínimo da fatura, isso pode acarretar em grandes prejuízos.
4 – Crie alertas para ter noção dos gastos: “Só se vive uma vez” essa frase é muito perigosa quando se trata de vida financeira. Algumas pessoas tendem a gastar mais do que pode por achar que não terá outra oportunidade de ter tal ação. Por isso, é muito importante manter alertas de gastos para que você tenha noção que está entrando em uma zona de perigo e precisa frear os gastos a fim de não sujar o seu nome e ir parar nos Bureaus de Crédito.
5 – Não empreste seu cartão a terceiros: Você já viu a frase que diz “Não importa o quanto a história é triste, nunca empreste o seu cartão a ninguém”. Faz todo sentido quando falamos desse assunto. Por um simples imprevisto, a pessoa com quem você compartilhou pode não ter condições de quitar com a dívida e negativar o seu nome.
Lembre-se: Ao emprestar o seu cartão a uma pessoa, você está assumindo o valor da compra e caso a pessoa não quite o débito, fica sob a sua responsabilidade arcar com esse prejuízo.
Brasil bate recorde de endividados: Cartão de crédito é o grande vilão
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o Brasil bateu recorde de endividados no ano passado. Com juros elevados e os mais pobres recorrendo ao crédito para fazer frente às despesas do dia a dia, o recorde poderá ser quebrado novamente este ano, prevê a entidade empresarial.
O que explica o recorde de endividados
Em 2022, a cada 100 famílias brasileiras, 78 estavam endividadas. O patamar é o mais elevado da série histórica da Peic, com início em 2010. Entre 2020 e 2022, a proporção de famílias endividadas passou de 66,5% para 77,9%, uma alta de 11,4 pontos percentuais.
No período, a taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) foi elevada de 2% para os atuais 13,75% – nível que tem sido motivo de embates entre o governo e o Banco Central.
O cartão de crédito segue sendo o principal motor das dívidas entre os inadimplentes. “Em linha com o ano anterior, as dívidas de cartão de crédito impactam 53% dos brasileiros endividados”, destaca a pesquisa.
Dívida do cartão de crédito: veja como negociar e reduzir juros
A melhor maneira de quitar os débitos de cartão de crédito é negociar. Sendo assim, entre em contato com a operadora do seu cartão de crédito a fim de conquistar descontos sobre juros e pagar as contas sem defasar o orçamento financeiro.
Aprendeu como controlar os gastos do cartão de crédito? Agora coloque essas dicas em prática e evite que negativem o seu nome. Quer ter mais dicas especiais como essas? Continue nos acompanhando e fique sempre por dentro do melhor conteúdo.