Mais de 40% da população adulta está inadimplente, segundo pesquisa do Serasa Experian. E com ela, muitos problemas e constrangimentos podem surgir. Quer saber como limpar o seu nome rápido e fácil? Veja nesse artigo!

Como limpar o nome?

Estar negativado dificulta o acesso a crédito, prejudica a sua saúde mental, pode prejudicar os seus relacionamentos e até mesmo te impedir de assumir um cargo público. Por isso, é importante saber como limpar o seu nome. Confira abaixo.

1) Consulte o seu CPF

O primeiro passo é saber se o seu nome está negativado e qual é a dívida. Por incrível que pareça, existem muitas pessoas que estão com o nome sujo e nem sabem! Por isso é importante consultar a condição do seu CPF. O Serasa disponibiliza uma ferramenta exclusiva para isso. Basta digitar o seu CPF e clicar em “Consultar”. Caso ainda não tenha cadastro, basta preencher os dados pessoais e criar uma conta. 

2) Pague a dívida

O jeito mais simples de limpar o seu nome de maneira rápida e fácil é pagando as dívidas. Para isso, vale tentar negociar a dívida com o credor, que pode oferecer um desconto para pagamento à vista ou oferecer condições melhores de parcelamento. Após o pagamento da dívida, a retirada dos órgãos de proteção ao crédito acontece em até 5 dias úteis, sob penalidade de dano moral. 

3) Pague a dívida pelo SPC

Foi criada uma parceria entre a Confederação Nacional dos Dirigentes Logistas e o SPC Brasil para negociação de dívidas online. A plataforma, chamada de Negociar Dívida Online, ajuda os brasileiros a organizarem a vida financeira e recuperar crédito no mercado. Assim, você tem acesso a diversas empresas e informações do seu interesse como Cadastro Positivo e Educação Financeira. E as transações são feitas de maneira segura. 

4) Limpe o nome com o Acordo Certo

A plataforma Acordo Certo permite negociar as dívidas com até 99% de desconto e parcelar em até 24 vezes. Basta acessar o site, consultar o seu CPF e ver as ofertas disponíveis para você. São mais de 30 empresas parceiras e mais de 5 milhões de brasileiros já fizeram acordo através da plataforma, com mais de 8 bilhões de descontos oferecidos aos clientes. 

Como se organizar para limpar o nome?

Para conseguir se organizar para limpar o nome, você pode seguir alguns passos. Confira abaixo.

  1. Coloque as dívidas no papel: saber o quanto está devendo é o primeiro passo para conseguir se organizar e limpar o seu nome.
  2. Procure o credor e renegocie: peça um desconto para pagamento à vista ou melhores condições de parcelamento.
  3. Busque uma renda extra: existem diversas formas de ter uma renda extra. Veja uma atividade que você mais se identifica e faça um planejamento para alcançar esse objetivo.

Por que é importante manter o nome limpo?

Manter o nome limpo é importante para conseguir crédito, conseguir um cartão com um bom limite, fazer um financiamento, dentre outras coisas. Seguindo as dicas desse artigo você conseguirá recuperar a sua saúde financeira e alcançar novos objetivos.

SAIBA MAIS