Advertisements
Advertisements

Com economia mista e participação majoritária do Governo Federal, o Banco do Brasil (BB) tem o marco de ser o primeiro banco a operar em território brasileiro, além de ser um dos maiores da América do Sul. O processo de formação de toda essa expertise e reconhecimento vem de uma história secular que acompanha a nossa história enquanto nação.

Esse texto vai trazer os principais aspectos desse caminho percorrido e trazer curiosidade únicas sobre a instituição. Antes disso, vamos lembrar que o banco do Brasil oferece uma ampla gama de produtos e serviços financeiros, como contas correntes, empréstimos, cartões de crédito, seguros, previdência, investimentos e gestão de recursos. Também atua como um agente financeiro do Governo Federal, com atuação em políticas públicas e programas sociais, culturais e ambientais.

Publicidade

O Banco do Brasil é uma instituição financeira sólida com mais de 200 anos de história e grande presença no mercado financeiro brasileiro. O Banco possui uma ampla rede de agências e canais de atendimento, como internet banking e aplicativos para celular.

Publicidade

Como surgiu o Banco do Brasil?

Com os ventos da mudança na acelerada mudança europeia do século XIX, em maio de 1808 chega ao Brasil, a família real, forçada a atravessar o oceano e buscar refúgio. Em outubro do mesmo ano, o príncipe regente Dom João, depois Dom João VI, determina a criação do primeiro banco no país, o Banco do Brasil, para fomentar o comércio e a economia.

Quase dez anos depois, em 1817, o Banco do Brasil realiza a primeira oferta pública de ações do mercado de capitais brasileiro e, em 1819, constrói a primeira bolsa, no Rio de Janeiro. Anos mais tarde, com a volta de D. João a Portugal, os recursos depositados foram retirados e a primeira fase do Banco chega ao fim, e a instituição se alia à caminhada do território brasileiro como nação independente, em meio a problemas financeiros devido à queda de preços de produtos produzidos no país.

Publicidade

Em 1829, o Banco começou a oferecer empréstimos a agricultores, e em 1853 passou a conceder crédito para a compra de imóveis, anteriormente somente atuava com financiamento do comércio. Nos anos seguintes, a instituição acompanhou as mudanças na economia brasileira com a expansão da produção agrícola e a industrialização, além da abolição da escravidão e a entrada dos trabalhadores assalariados.

Publicidade

Muito anos depois, já entre a década de 1920 e 1940, o Banco do Brasil expandiu e criou filiais por todo o território nacional, além de filiais fora do País. Nos anos de 1960, o Banco passou a ser um dos principais instrumentos da política econômica do governo federal, com o financiamento de grandes projetos de infraestrutura, como a construção de estradas, portos e hidrelétricas.

Em 1986, o Banco do Brasil passou a ser uma sociedade de economia mista, com ações negociadas na Bolsa de Valores. A partir de 1990, a instituição passou por um processo de modernização, com a informatização de serviços e a abertura de novas agências e canais de atendimento. E quando chegou no seu terceiro milênio, nos anos 2000, aderiu à internet banking e o autoatendimento personalizado.

Curiosidades da trajetória do BB

Por ser a primeira instituição bancária, o Banco do Brasil acompanhou todos os momentos de crise nacional e internacional, viu guerras e mudanças profundas na economia, além de ter sido responsável pela emissão da moeda nacional e participar da maior troca de moeda física já realizada no mundo.

Em 1863, o Banco do Brasil passou a ser o único emissor de moeda do território nacional, como uma forma de centralização e evitar fraudes. Alguns anos depois, deixou a tarefa que passou a ser atribuição da Casa da Moeda. Outra curiosidade é que em 1994, com a introdução do Real, o Banco do Brasil substituiu toda a moeda circulante no território nacional.

Seguindo as ânsias da liberdade, quatro anos após a Proclamação da República, em 1893, o Banco do Brasil se funde com outras instituições e passa a ser o Banco da República do Brasil. Em 1905, voltou a ser somente Banco do Brasil.

Em sua trajetória o Banco do Brasil também se fez presente na história mundial. Com a crise de 1929 e as fortes mudanças políticas em todo o mundo, em 1937, o Banco do Brasil começou a captar recursos da previdência privada. Em 1941, o Banco inicia sua expansão internacional e inaugura a primeira agência no exterior, em Assunção, Paraguai. Já na Segunda Guerra Mundial, o Banco do Brasil acompanhou as tropas brasileiras à guerra, abrindo escritórios em Roma, Nápoles e Piemonte, em 1944.

Serviços que o Banco do Brasil oferece para os clientes

Um dos maiores bancos da América do Sul, o Banco do Brasil conta com uma cartela diversa de serviços para seus clientes. Confira abaixo os principais:

  • Conta corrente, salário, poupança e outras: utilizada para receber pagamentos, fazer pagamentos, transferências e movimentações financeiras em geral.
  • Cartões de crédito e débito: opções que permitem ao cliente fazer compras à vista ou parceladas, no caso dos de crédito, com programas de pontos e descontos em estabelecimentos parceiros.
  • Empréstimos, financiamentos e consórcios: oferece empréstimo pessoal, crédito consignado, antecipação de recebíveis, financiamento de veículos, de imóveis e de projetos, além de financiamento rural e de energias alternativas.
  • Investimentos: opções de investimento em renda fixa e variável, como poupança, CDB, LCI, LCA, fundos de investimento, ações e outros.
  • Seguros: opções de seguros, como de vida, de automóveis, residencial, entre outros.
  • Previdência: oferece planos de previdência privada.
  • Câmbio: oferece serviços de câmbio comercial e turismo.
  • Serviços empresariais: oferece soluções financeiras para empresas, como financiamento de capital de giro, financiamento de projetos, cartões corporativos, entre outros.
  • Internet banking e aplicativos: oferece serviços móveis bancários online para consultar saldos, fazer transferências, pagar contas e investir.

Quais são os cartões de crédito do Banco do Brasil?

Entre um dos serviços mais utilizados, após a abertura de contas, estão os cartões de crédito e débito. O Banco do Brasil oferece uma ampla variedade de cartões de crédito e débito, com características e benefícios específicos:

  • Ourocard (Clássico, Gold, Universitário e Platinum): é o cartão de crédito tradicional que oferece acúmulo de pontos, descontos em lojas parceiras, acesso a promoções exclusivas, seguro de proteção de compras, entre outros.
  • Ourocard Elo (Elo Mais e Elo Grafite): cartão de crédito nacional com bandeira própria, que oferece descontos em diversos estabelecimentos, como cinemas, restaurantes, teatros e lojas, além de outros benefícios, como seguro de proteção de compras e programa de fidelidade.

Empréstimos e financiamentos oferecidos pelo Banco do Brasil

O Banco do Brasil também oferece diferentes modalidades de créditos para atender às necessidades de seus clientes. Como empréstimos e financiamento:

  • Empréstimo pessoal: a modalidade de crédito em que o cliente recebe um determinado valor de dinheiro para ser pago em parcelas fixas.
  • Crédito consignado: é um tipo de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do cliente.
  • Financiamento de imóvel: é possível adquirir um imóvel residencial ou comercial, novo e usado, pagando em parcelas mensais, com opções variadas de juros.
  • Financiamento de carro: é possível adquirir um automóvel, novo e usado, pagando em parcelas mensais, com opções variadas de juros.

Entenda os planos de previdência do Banco do Brasil

Os planos de previdência privada são uma opção para as pessoas que desejam complementar a aposentadoria recebida pelo INSS e garantir uma renda extra na aposentadoria. São duas modalidades oferecidas:

  • Plano de Contribuição Definida (VGBL): o cliente escolhe o valor que deseja contribuir e como esse dinheiro será investido, sendo que o valor acumulado é convertido em uma renda mensal.
    Plano de Benefício Definido (PGBL): o cliente contribui com uma quantia fixa todo mês e, ao se aposentar, recebe uma renda mensal previamente definida.

Impacto social: o que importa pra você é o que vale para nós

Com o lema ‘o que importa pra você é o que vale para nós’, o Banco do Brasil trabalha com diferentes projetos de impacto social. Com o propósito de trazer diversidade e ser relevante em todos os momentos da vida da população brasileira, os valores da instituição são: proximidade, eficiência, inovação, compromisso com a sociedade, integridade e diversidade.

Hoje, o Banco do Brasil tem projetos na área da cultura, esportes para jovens e adultos, além de ações de sustentabilidade, apoio e incentivo a novas tecnologias e inovação. Assim como nosso cotidiano e nossa história, a instituição segue vivendo e trazendo novidades que acompanhamos de perto.