Para quem gosta de investir o seu dinheiro, saber onde guardar o dinheiro da conta poupança pode representar um rendimento a mais. Ainda mais em tempos de alta inflação, qualquer renda extra, independentemente do valor, pode ajudar nas despesas de casa. Porém, para essa decisão, alguns cuidados deve ser tomados. Confira as principais dicas!

5 formas seguras de guardar dinheiro

Há diversas formas de guardar o dinheiro de forma segura. Quer saber mais? Confira abaixo!

1) Cofre

Um cofre pode ser uma forma segura de guardar dinheiro em casa. Assim, o valor estará sempre disponível de forma fácil em qualquer momento que você precisar. Porém, um aspecto deve ser considerado: o dinheiro não rende! Portanto, ao contrário do que acontece com as diversas opções de investimento, devido à inflação o seu dinheiro vai perdendo valor mês a mês. Além disso, é preciso considerar que em casa podem acontecer roubos ou furtos. Além disso, há os desastres naturais que podem acontecer. É preciso ficar atento!

2) Tesouro Direto

O Tesouro Direto funciona como um empréstimo para o Governo Federal, que usa esse dinheiro para fazer investimentos no país, obras, pagar despesas, dentre outros. Assim, ao investir, você determina uma data para retirada, somado a um percentual de juros. E o risco nesse tipo de investimento é muito baixo. O Tesouro Direto fixa um valor para pagamento com base na taxa básica da economia e no controle da inflação. 

3) CDB

O CDB nada mais é do que um emprésitmo para os bancos, para que possam captar dinheiro para fazer empréstimos e financiamentos. A sigla signfica Certificado de Depósito Bancário e é um investimento mais rentável do que a poupança e é assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito. O rendimento do CDB é tributado pelo imposto de renda. 

4) LCI

Outra forma de investimento é o LCI, ou Letras de Crédito Imobiliário. Trata-se de aplicações financeiras ligadas ao financiamento do mercado imobiliário. Elas oferecem uma boa rentabilidade e tem atrativos muito bons. Está ligado ao Fundo Garantidor de Créditos, que atua na redução dos riscos de um investimento. Ele assegura até R$ 250.000,00 por instituição financeira e por CPF caso a instituição não possa honrar o pagamento. 

5) LCA

LCA é a Letra de Crédito do Agronegócio. É uma modalidade de investimento parecida com a LCI e isenta de Imposto de Renda. Além disso, também conta com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos. No caso da LCA o dinheiro arrecadado pelas instituições é usado para impulsionar investimentos no agronegócio. 

Por que não guardar dinheiro na poupança?

A conta poupança oferece o pior rendimento dentre as opções de investimento apresentadas. E nem mesmo a vantagem de ser isenta do imposto de renda compensa, já que a rentabilidade é realmente muito baixa. Porém, ela ainda pode ser usada para guardar valores pequenos ou que precisam ser movimentados com frequência. Sabemos da dificuldade em conseguir reservar uma parte do salário para poupar e fazer um investimento maior. Nesse caso, a poupança pode ser uma boa opção.