Publicidade

Saiba mais sobre ações e os fundos de investimento imobiliário

Se você quer investir nas bolsas, o primeiro passo é entender o que são ações. Assim, você terá uma compreensão melhor do que são as ações variáveis e como elas funcionam no mercado. Compreender seu funcionamento é saber onde e como investir.

Além disso, é importante que você conheça os fundos de investimento imobiliários, uma forma de investimento que pode ser bem interessante para quem não tem um valor alto para começar a investir e quer ter uma renda mais segura e com riscos menores.

 

Quer conhecer mais essas modalidades de investimento? Acompanhe nosso artigo até o final e conheça mais sobre essas formas de investimento e descubra o que é melhor para você.

O que são ações?

Muito se fala sobre ações. Mas você sabe o que são ações? Ter essa compreensão é fundamental para você que quer fazer um investimento certo e seguro, evitando, assim, problemas na hora de fazer as negociações. 

Publicidade

De uma maneira geral, uma ação é a menor fração de uma empresa de capital aberto que é negociada livremente na Bolsa de Valores. Ou seja, ao adquirir uma ação, você está, na prática, comprando um pedaço pequeno de uma companhia. 

Então, comprando uma das ações, você passa a se tornar um dos acionistas da empresa em questão. Com isso, assim como todos que fazem parte das chamadas de sociedades anônimas, passa a ser considerado dono, com direitos e deveres que variam conforme a quantidade e o tipo de ações que possui.

Ao investir em ações, você passa a correr riscos como qualquer empresário. Caso as ações se valorizem, você passa a ter lucros. Mas, caso desvalorizem, você pode ter prejuízos. Para todos que querem investir na bolsa, esse é um risco que deverão correr. Afinal, o mercado se modifica sempre e cada uma das mudanças pode levar a boas ou más ações. 

Para quem já é experiente, o mercado oferece diversas ferramentas de análise da saúde financeira de cada empresa. Com isso, é possível que você tenha mais do que sorte, mas faça investimento conscientes das suas ações, gerando diversos lucros. Então, pesquise, estude e invista de forma a conseguir resultados. 

O que é o fundo de investimento imobiliário? 

Uma opção para quem não quer investir diretamente em ações são os fundos de investimento imobiliários. Com eles, o risco é bem menor e é possível investir valores inferiores. Conheça um pouco mais sobre esses fundos para que você possa analisar se são boas opções para você. 

Os Fundos imobiliários são fundos de investimento que são formados por conjuntos de investidores que se reúnem para aplicar seus recursos no mercado de imóveis. Normalmente esse dinheiro é usado na construção de imóveis ou na compra de ativos com o objetivo de lucrar com a valorização futura, ou rentabilizar o imóvel por meio da locação. 

Isso significa que, quando você compra uma cota de um fundo imobiliário, é como se você estivesse comprando uma parte de um imóvel. No geral, você consegue escolher os tipos de imóveis que quer comprar, como shoppings, residenciais, logística e corporativos. 

Para compreender o que você recebe, mensalmente entrará em sua conta os dividendos deste imóvel, isso é, o valor total da renda conseguida com ele dividida pelo número de cotas que o compõem. Assim, se o imóvel estiver valorizado e alugado para uma grande empresa, por exemplo, sua cota renderá um valor maior para você. 

É interessante ressaltar que você pode comprar várias cotas de diferentes tipos de fundo. Ou seja, na prática, pode ter quantas cotas quiser de um fundo de shopping, de logística ou de prédios corporativos. Isso vai fazer com que você tenha maior diversificação dos seus ativos e não fique exposto somente a um segmento de imóveis. 

Assim como as ações, você deve compreender que os valores das cotas dos fundos vão variar, afinal, elas são negociadas livremente na Bolsa de valores. Ainda assim, é notável a diferença entre as mudanças destes fundos para as ações, ou seja, ainda que seja uma renda variável, a probabilidade de desvalorizar é bem menor. 

Em qual eu devo investir?

Todo investimento tem seu risco. Isso faz parte da bolsa e todo bom investidor sabe correr este risco de maneira consciente, ou seja, pesquisando, observando e procurando encontrar os melhores investimentos para realizar. Então, a prática é o melhor caminho para você. 

Quanto ao tipo de investimento, ações ou fundo imobiliário, depende muito do que você quer fazer. Ambos são investimentos de renda variável, sendo o fundo imobiliário de menor risco de queda. Entretanto, ações podem valorizar mais rápidas. 

Ambas são excelentes opções de investimento e você deve escolher aquela que melhor vai combinar com o seu perfil de investidor. 

Se quiser entender sobre opções de investimento… literalmente opções. Quero dizer call e put, que são opções. Ou seja, você tem a opção de usar opções. Faz sentido?

Continue acompanhando nosso blog e conheça sempre dicas para quem está investindo no mercado.