Publicidade

O microcrédito do Bolsa Família está disponível somente para as famílias que já fazem parte do programa novo Auxílio Brasil. Quer saber como solicitar? Confira nesse artigo!

Como funciona o empréstimo do Bolsa Família?

O Bolsa Família, agora chamado de Auxílio Brasil, foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de ajudar as famílias em situação de extrema pobreza. 

Através do benefício, é possível conseguir uma linha de microcrédito para ajudar nas despesas ou para cobrir imprevistos financeiros. O dinheiro é concedido pelo projeto Progredir. 

Publicidade

Somente as famílias que já fazem parte do programa podem solicitar o crédito. As taxas de juros vão variar conforme o valor solicitado, a quantidade de parcelas e o perfil financeiro do solicitante. O valor máximo liberado é de R$ 15.000,00.

O que é o Programa Progredir?

O Programa Progredir desenvolve oportunidades aos brasileiros para que eles possam aumentar a sua renda fixa. A principal fonte de geração de emprego é o ensino, onde os beneficiários pode fazer cursos presenciais e a distância.

O Programa Progredir é uma opção para os beneficiários do Bolsa Família que precisam de apoio na hora de buscar crédito para empreender.

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado, como é o caso do empréstimo do Bolsa Família, é um crédito onde as parcelas são descontadas diretamente do benefício. Antes, o crédito era destinado apenas a aposentados, pensionistas e servidores públicos. Porém, uma medida provisória do governo autorizou a concessão desa modalidade de empréstimo aos beneficiários de programas sociais.

Quem pode solicitar?

Para solicitar o crédito é preciso estar inscrito no programa Bolsa Família e ser cadastrado no CadÚnico. Além disso, será preciso ter renda mensal familiar inferior a R$ 170,00, caso tenha crianças na família entre 6 e 17 anos é obrigatório que elas estejam matriculadas na escola, participar das ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), ter fiador e autorizar a visita de um fiscal do programa na sua residência.

Documentos necessários

Os documentos necessários para solicitar o crédito são:

  • Documento original com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovante de renda;
  • Carteira de trabalha assinada;
  • Comprovante de inscrição no Cadastro Único.

Como fazer a solicitação?

Para pedir o crédito do Bolsa Família, basta ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Será preciso seguir alguns passos e atender a alguns requisitos, dentre eles:

  1. Ter um fiador e agendar uma visita com um agente da Caixa na sua residência;
  2. Aguardar até 8 dias após ra visita do para aprovar sua solicitação de crédito;
  3. Se o empréstimo for aprovado, aguardar a liberação dos valores que serão debitados na Caixa Econômica;
  4. Assim que os valores do empréstimo forem liberados, efetuar o saque no caixa eletrônico.

Quais os cuidados necessários ao pedir um empréstimo?

  1. Tenha um planejamento financeiro e avalie o quanto você pode pagar por mês;
  2. Se atente às taxas de juros;]
  3. Pague as parcelas em dia para não ficar com o nome sujo;
  4. Só faça o empréstimo se realmente for uma necessidade.