Carregando ...

Publicidade

Já pensou em mudar de profissão ainda esse ano? Pois saiba que a transição de carreira, sobretudo após a pandemia, aumentou entre os brasileiros, com o surgimento de novas profissões. Pensand nisso, o LinkedIn fez um levantamento das profissões em ascensãoo e com maior aumento da demanda nos últimos cinco anos. Confira nesse artigo!

Quais as melhores profissões para começar em 2022?

Os principais postos de trabalho estão concentrados na região Sudeste do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. De acordo com o LinkedIn, entre Janeiro de 2017 a Julho de 2021, 1.110 profissionais brasileiros foram ouvidos para a criação da pesquisa. Confira abaixo as profissões que estão mais em alta por área.

1) Engenharia

As profissões mais em alta na área da Engenharia são: Engenheiro de Software, Gerente de Projetos / PMO, Engenheiro de Produção, Engenheiro de Machine Learning, Engenheiro de Dados, Engenheiro de Confiabilidade de Sites, Engenheiro de Robótica, dentre outros.

Publicidade

2) Mercado Financeiro

As melhores áreas são: RM Private, Finanças, Crédito Corporate, Áreas Regulatórias, Equity Reserch, M&A e outros.

3) Tecnologia

Desenvolvedor Front-End, Desenvolvedor Full Stack, Tech Lead, Profissional de Infraestrutura, Segurança da Informação, Análise de Dados, Desenvolver Back-End, DeVops, Product Owner, Desenvolvimento de Sistemas e Robótica.

4) Recrutamento e Seleção

Recrutador especializado em tecnologia, Business Partner, Remuneração e Benefícios, Treinamento e Desenvolvimento, Gestão Organizacional, Recrutamento e Seleção. 

5) Vendas e Marketing

Executivo de Contas, Gerente de Marketing Digital, Gerente de e-commerce, CRM-CX, UX, Analista (CRO), Gestor de Tráfego, Copywriter e Social Media.

6) Mercado Jurídico

Advogado societário e de contratos, advogado tributário, advogado generalista, compliance, contencioso cível, operações de M&A, dentre outros. 

Como se preparar para a mudança?

A transformação digital, sobretudo pelo avanço da pandemia, potencializou o desenvolvimento desse mercado nos últimos dois anos e as indústrias apostaram  nos processos de inovação e desenvolvimento. 

Por isso, as profissões tendência estão voltadas para o impacto da tecnologia nas relações de trabalho e na análise de dados, facilidade na operação de sistemas e aproveitamento das ferramentas digitais disponíveis.

Portanto, seja para quem está em busca de recolocação profissional quanto para quem quer uma mudança de carreira, vale a pena investir nesses postos de trabalho para priorizar seus esforços em qualificação. O mercado de trabalho vai priorizar os melhores talentos e os profissionais que investirem em qualificação constante. 

Além do conhecimento técnico, as empresas querem profissionais que tenham as melhores soft skills desenvolvidas e aplicadas aos negócios. Por isso, habilidades como comunicação, criatividade e facilidade em resolver problemas estão no foco dos recrutadores. Além disso, é importante investir em networking e coaching.