Publicidade

Precisou do número do seu dígito da sua conta bancária comum ou digital e não encontrou? Ou foi solicitado que informasse o dígito verificador de seu RG, CPF, ou CNPJ e teve dificuldades para achar? Não se preocupe, mais adiante iremos te ensinar como identificar estes códigos para que você não tenha mais problemas ao tentar realizar transações bancárias, acessar serviços governamentais, ou mesmo qualquer tipo de serviços ou acessos que exigem estas chaves.

O que é o dígito da conta? 

O dígito da conta, também conhecido como dígito verificador, é uma espécie de chave de acesso que pode ser solicitada, por exemplo, quando você realiza transferência ou depósito bancário para uma conta poupança ou corrente, e também para a identificação da sua conta quando você tenta ter acesso para requisitar algum serviço. No caso mencionado o dígito se refere a sua conta bancária, porém, existe outro tipo de dígito verificador, que está vinculado a documentos tais quais CPF, RG, ou CNPJ, que são códigos de validação e segurança que podem ser requisitados para que erros e fraudes sejam evitadas.

Este dígito se encontra no número de cadastro da sua conta ou documento, logo após o hífen que fica localizado mais ao final do número, antecedendo os últimos caracteres, que é justamente o código da conta, eles podem ser 1 ou 2 dígitos, ou mesmo o caractere X, no caso de contas bancárias.  

Publicidade

Para que serve o dígito verificador ou dígito da conta?

O objetivo do deste código de verificação é evitar erros de digitação, fraudes, e golpes, além de facilitar o processo de identificação da sua conta bancária ou acesso a serviços que requisitem sua documentação pessoal, portanto, são de extrema importância para o processo de confiabilidade das instituições no que diz respeito à proteção dos dados de seus usuários e portadores. 

Como eu encontro o dígito da conta bancária?

Cartão:

O dígito de sua conta bancária, como mencionado anteriormente, se encontra no final do número identificador do número de registro da sua conta, logo após o hífen (-). Algumas instituições deixam o número de conta impresso no cartão de crédito, bastando ler o(s) número(s) ou caractere que sucede o acento, como no exemplo abaixo:

cartao caixa

  • Nesse caso, o dígito da conta está abaixo das letras “DV”, que significam dígito verificador, que, no caso, é o número 6.

Site ou App:

Caso sua instituição bancária não fornece o número da sua conta em seu cartão de crédito ou débito, não se preocupe, também é possível ter acesso a seu dígito de verificação por meio do aplicativo ou site da empresa, além disso, você também pode encontrar o número da sua conta em documentos como boletos, a fatura do cartão, contrato de adesão, e etc. 

Como eu encontro o dígito verificador do meu CPF, CNPJ, ou RG? 

O dígito verificador de seus documentos segue uma lógica matemática para evitar erros e garantir sua segurança, através deste site você encontra os cálculos corretos a serem feitos, e ainda melhor! Um programa automático que faz a conta por você, basta inserir sua documentação no campo correspondente e receber o resultado, depois é só usar seu o código!

Meu digito tem 2 números, e o campo pede só 1 caractere, o que fazer?

Caso seu dígito verificador tenha 2 caracteres, e o campo que o solicita possui espaço para somente 1 caractere, basta inserir o primeiro dígito após o hífen, como no exemplo a seguir: 123456-78, o número a ser inserido ou apresentado seria o “7”.

O número da conta e o dígito da agência é a mesma coisa?

Não! Mesmo que tenham propósitos similares, são números diferentes, por isso é importante ficar atento, para que as coisas não se confundam e erros sejam evitados no futuro.

Os dois códigos são de extrema importância para a segurança em relação a validação e proteção de sua conta, mesmo que não sejam requisitados em todas as operações, saber a diferença entre eles pode ser muito útil em momentos críticos.

O número da conta é aquele que registra o seu cadastro no banco, podendo chegar até 20 dígitos, como o exemplo mencionado anteriormente: 123456-78, no qual o dígito da conta é “78”, ou “7”, e é onde o dígito de verificação da conta bancária é encontrado.

Já o número da agência é um número diferente do da conta, esse é composta de 4 dígitos, o hífen, e em seguida mais um número, que é o dígito verificador referente ao número da agência. E é onde o dígito de verificação do número da agência é encontrado. 

Pronto! Você agora já sabe identificar o dígito da conta, também conhecido como dígito verificador, tanto para documentos como RG e CNPJ, quanto para o número de sua agência ou conta bancária, e já sabe também procurá-los e encontrá-los! Fique tranquilo pois você não terá mais problemas ao fazer transferências ou utilizar serviços que necessitam que esse código seja apresentado. Aproveite também para navegar em nosso site e encontrar a melhor conta bancária para você!