Publicidade

As contas digitais vem ganhando cada vez mais espaço através do mundo, por razão de sua praticidade, rapidez, e comodidade. Afinal de contas, quem não gostaria de ter todo o controle de sua conta financeira a qualquer momento, na palma da sua mão? E é exatamente isso que as contas digitais oferecem, completa organização, manutenção, e acesso a serviços como transferências, empréstimos, investimentos, e muito mais! Portanto, não é à toa que esse produto financeiro está se consolidando nos mercados nacional e global.

Para exemplificar o tamanho do crescimento das contas digitais trouxemos dados disponibilizados pela finder: o brasil já é o país com o maior número de contas digitais abertas no mundo todo, sendo que cerca de 45% da população já as possuem, e a perspectiva é que o crescimento continue, podendo chegar até em 57% em 2027, segundo os dados apresentados.

homem usando conta digital no celular

O que é uma conta digital?

Conta digital é um produto financeiro que oferece, praticamente, todos serviços que uma conta bancária tradicional, porém, de maneira totalmente digital e online, sem a necessidade de se dirigir a uma agência física e/ou receber o auxílio de um(a) atendente humano. Geralmente elas são utilizadas através de aplicativos “mobile” (de celular) e sites oficiais.

Publicidade

Por meio destas contas é possível acessar de forma simplificada, o que anteriormente era laborioso e burocrático, e esse é o principal motivo de seu crescente progresso, o que permite que as instituições financeiras conquistem o mercado nacional e internacional.

O crescimento das contas digitais no brasil e no mundo se dão grande parte em razão da nova modalidade BAAS, ou banking as a service, que consiste em permitir que instituições não bancárias possam oferecer serviços financeiros que antes eram somente destinados aos bancos, tais quais contas correntes, cartões de crédito e débito, empréstimos, financiamentos, e diversas outras modalidades!

homem usando conta digital no computador

Quais os benefícios das contas digitais?

Como já puderam perceber as contas digitais chegaram para revolucionar o mercado financeiro global, com crescimentos expressivos tanto no Brasil quanto no mundo, todo esse sucesso se dá por conta da enorme praticidade que essas contas disponibilizam aos seus usuários. Enviar e receber transferências, receber pagamentos, fazer empréstimos, aumentar seu limite, fazer um “upgrade” em seu cartão de crédito, realizar alterações de usuário, pagar contas e boletos, fazer solicitações, e muito mais, agora é possível sem enfrentar filas, revistas, portas com sensores magnéticos, ligações e dores de cabeça. É simplesmente o sonho de qualquer um realizar todos os trâmites financeiros-bancários sem sair de casa, com todo o controle facilitado e organizado na palma da mão!

As instituições que oferecem essas contas são normalmente as fintechs, que se utilizam da modalidade banking as a service mencionada anteriormente para oferecer serviços financeiros de maneira descomplicada, e é justamente isso que as denominam fintechs. Outros benefícios dessa modalidade de contas bancárias são transferências sem taxas, contas correntes que rendem 100% ou mais da CDI, facilidade e rapidez na abertura de sua conta, seja ela pessoa física ou jurídica, isenções de anuidade, fácil acesso a serviços, possibilidade de pagamentos por aproximação NFC, e tudo que o total controle das suas finanças na palma da sua mão pode oferecer!

homem usando conta digital com computador e tomando cafe

Mais vantagens:

1) Monopólio: Graças a inovação BAAS que proporcionou a abertura do mercado financeiro para as chamadas fintechs, cada vez mais instituições novas estão iniciando e conquistando seu espaço no mercado, já que por muito tempo somente alguns poucos bancos dominavam praticamente todo o mercado brasileiro. As fintechs e suas contas digitais inauguraram uma nova perspectiva de mercado, que fortalece a economia e traz opções práticas e viáveis para seus clientes, que não mais dependem de algumas poucas opções, muitas vezes abusivas, já que eram as únicas opções possíveis no passado.

2) Praticidade: Realize todas as suas operações bancárias e financeiras sem a necessidade de conversar com atendentes, se deslocar para agências, ligações ou demais transtornos.

3) Poupe: Além de poupar tempo e energia, as contas digitais também economizam seu dinheiro, através de transferências sem taxas, tais quais o PIX, e o TED, você pode economizar ao mesmo tempo que realiza transações descomplicadas. Além disso, as fintechs também costumam oferecer ótimos benefícios para seus clientes, também devido a competitividade que trouxeram para o mercado, esses benefícios podem incluir isenções de anuidades e taxas, programas de pontos e cashback, aumento de limite facilitado, e muito mais, além de prático e rápido, seu processo também gera economia ao começar a utilizar contas digitais.

4) Segurança: No que se refere à proteção da sua conta digital, as instituições também não deixam a desejar, evite o risco de se dirigir a agências, onde malfeitores podem estar a espera, conte com a segurança biométrica do seu smartphone, além das chaves de acesso de diversos fatores. Conte também com serviços de criptografia de última geração e assistência e reembolso em casos de fraudes

5) Acesso democrático: Quando o antigo monopólio de alguns poucos bancos ainda “reinava” no Brasil o acesso a contas bancárias era muito mais inacessível para grande parte da população, desde que instituições, tais quais as fintechs mencionadas anteriormente, começaram a se expandir, o acesso a produtos e serviços financeiros se tornou algo presente na vida de muitos que antes não conseguiam usufruir de contas bancárias.

mesa com objetos e mão segurando celular com conta digital

Como me cadastrar em uma conta digital?

Cada instituição financeira possui seus próprios regulamentos sobre os pré requisitos necessários, mas em geral, basta baixar o app ou entrar no site oficial da empresa escolhida e inserir as informações solicitadas.

Quais são os maiores bancos digitais do Brasil?

Nubank

Inter

Neon

Next

Original

Pic Pay

Pan

Agibank

Conclusão:

Concluímos com a pergunta: agora que você já sabe o que são contas digitais, o que está esperando para abrir a sua? Quase metade da população brasileira já aderiu aos bancos digitais, mesmo que tenham simultaneamente contas em bancos tradicionais, já deixamos claro que as contas digitais chegaram para melhorar a vida de seus clientes, através de sua praticidade, economia, rapidez, segurança e democratização, e que estão muito à frente dos bancos tradicionais em diversos sentidos. Portanto chegou a hora, pesquise as opções mencionadas e encontre a instituição financeira que vai trazer as melhores vantagens para o seu caso específico, caso não encontre uma opção que atende especificamente suas necessidades, navegue pelo nosso site, ou responda nosso questionário, para encontrar o melhor cartão de crédito ou conta para você!