Muitas pessoas querem saber: Como fazer seu planejamento financeiro? Com metodologias simples e disciplina é possível se organizar financeiramente e alcançar seus objetivos. Se organizar financeiramente é uma missão cada vez mais difícil de se cumprir, mas como pra nós missão dada é missão cumprida, não vamos deixar você sair daqui sem entender como e porquê organizar suas finanças.

Como fazer seu planejamento financeiro? Para onde você quer ir?

Quer saber Como fazer seu planejamento financeiro? O primeiro passo é entender onde você quer chegar e colocar no papel. Eu sei, parece papo de coach (com todo respeito), mas não é. Escrever o que de fato você quer é o primeiro passo para que você … TANDAM … SAIBA o que você quer. Acredite ou não, o mais difícil é entender pra onde você quer ir.

Você pode começar escrevendo um único objetivo e depois evoluir. Por exemplo, você não precisa necessariamente, com seus 18 anos de idade, começar a se planejar pensando em uma comprar ilha em Fernando de Noronha. Uma viagem pro final do ano já é um bom começo.

AH! Lembrando que o que você quer deve te mover em direção aos seus objetivos, fechou?

Como fazer seu planejamento financeiro? Como simplificar tudo

Você quer fazer uma viagem ao final do ano então? Isso é ótimo, já sabemos pra onde você quer ir, agora precisamos saber:

  1. Onde estamos
  2. Quanto conseguimos poupar
  3. Quanto tempo temos

Pensando dessa forma fica muito mais fácil entendermos o caminho, concorda?

Se você quer fazer uma viagem ao final do ano e possui mil reais hoje para essa viagem, conseguimos saber aproximadamente qual valor você terá disponível. Suponhamos que você pode poupar 200 reais por mês e planeje viajar dentro de 6 meses, isso significa que, mesmo que não tenha nenhum rendimento, ao final do ano você terá 2200 reais (1000 que você possui hoje e 200 reais por mês durante 6 meses). Com essa informação você já pode começar a se preparar para escolher a pousada e meio de transporte que mais combina com você.

A metodologia SMART

Uma forma muito fácil de montar o seu planejamento é usando o esquema SMART. Essa técnica originalmente vem da língua inglesa e resume em uma só palavra tudo o que o seu planejamento precisa, entenda melhor abaixo, traduzido e em nosso BR:

S – Specific: Seu planejamento deve ser específico, ou seja, ter um objetivo!

M – Measurable: Seu planejamento deve ter um valor!

A – Achieveble: Seu objetivo precisa ser alcançável! Não dá pra guardar 300 por mês se só te sobra 200.

R – Relevant: Seu objetivo precisa ser importante pra te fazer chegar lá!

T – Time: Você precisa de um tempo pra cumprí-lo.

Conclusão

Montar um planejamento não é tarefa fácil, mas existem inúmeras técnicas pra facilitar, e muito, a sua montagem. Se precisar procure modelos de planilhas para facilitar o seu processo.

Ser relevante, ter prazos específicos e ser alcançável são características que tornam mais prazeroso o processo.

 E aí, consegue montar o seu planejamento com nossas dicas?