Publicidade

Para planejar uma viagem ou passeio em família é necessário planejamento, certo? 

Muitas pessoas se perguntam: o que uma viagem e o dinheiro no final do mês têm em comum? Ter em mente aonde irão, quais passeios fazer, e o mais importante: quanto de dinheiro levar, fazem parte do checklist e  por coincidência ou não, esse planejamento pode ser útil para salvar você do aperto do final do mês!

Para deixar a sua vida financeira ainda mais saudável, você não precisa de uma fórmula secreta, será necessário apenas muito planejamento, autocontrole e ficar de olho nos mínimos detalhes. Assim como em uma viagem!

Você comanda o dinheiro e não ao contrário

Quem nunca comprou algo que não precisava, que atire a primeira pedra! Para sobrar aquela grana extra no final do mês, você só precisa ter em mente quais são os gastos que você tem pela frente. Ou seja, um planejamento.

Publicidade

Uma boa sugestão é anotar os seus gastos recorrentes, como luz, água, internet, aluguel e alimentação. O que sobrar desse orçamento, será o que você tem de economia para o mês.

De olho nos pequenos detalhes

Afinal, O que uma viagem e o dinheiro no final do mês têm em comum? a resposta é simples: a falta de planejamento financeiro pode fazer com que uma viagem te faça perder o controle de seu orçamento na hora de pagar as contas.

Os meios de transporte e a alimentação são muito importantes, tanto em um passeio quanto no dia a dia. Mas, eles podem ser os vilões, se você não souber usar com responsabilidade. 

Evite cair em tentações. Procure transportes alternativos e que caibam no seu bolso! Além disso, evite pedir com frequência comida por aplicativos, quem sabe fazendo aquela comida caseira o seu bolso não será mais feliz?

Outro ponto que pode passar despercebido são as taxas que pagamos, seja do cartão de crédito ou de um empréstimo. Fique de olho nessas porcentagens e sempre tire um tempo para negociá-las com o seu banco! Quem sabe não é daí que vem a sua primeira economia?

Pesquise o preço de passagens e hotéis para garantir a economia na organização de suas viagens, fique de olho em plataformas que oferecem pacotes e descontos como por exemplo a decolar.com ou hoteis.com

Eu não consigo isso, e agora?

Está tudo bem, o importante é tentar! Uma maneira de conseguir um complemento para a sua renda pode estar debaixo do seu nariz. Tem uma roupa que está em boa conservação e é possível vendê-la? Quem sabe isso não ajuda você a conquistar uns quebrados a mais no final do mês. Além disso, os bicos de final de semana são sempre bem vindos para o seu orçamento!

Se isso tem causado muitos transtornos e não tem conseguido fazer o planejamento financeiro dos meses, pode pedir a ajuda de um profissional. Para isso, temos os consultores financeiros, os quais vão garantir maior tranquilidade nos gastos.

Se você tiver dificuldades de implementar isso nos primeiros meses, não se preocupe. Todos já passaram por isso. Mas, não esqueça que assim como uma viagem você precisa de planejamento e segurança. Por isso, fique sempre de olho em gastos que podem ser evitados ou que extrapolam o seu orçamento.