Publicidade

Você sabe o que é uma carteira digital e que benefícios ela oferece para a sua vida financeira? Leia este artigo e conheça todas as vantagens.

Já esqueceu a carteira em casa ou deu branco na hora de digitar a senha para fazer um pagamento? Se a resposta é sim, provavelmente você vai gostar da ideia de utilizar uma carteira digital.

Muitas pessoas podem não ter notado, mas as carteiras digitais – ou e-wallets – já estão por aí há algum tempo. Porém, somente nos últimos anos é que ela tem se popularizado, graças às transformações digitais dos smartphones e à atenção que as pessoas têm dado aos vários benefícios que ela oferece, como rapidez e segurança.  

Publicidade

Embora o Brasil já seja o 4º país que mais utiliza e-wallets, a verdade é que muita gente ainda tem dúvida sobre o uso dessa ferramenta, seja por desconhecer suas vantagens ou por ter receio em relação à proteção de seus dados. 

Neste artigo, vamos te explicar o que são as carteiras digitais, o quão seguras elas são,  as vantagens de utilizá-las e as mais utilizadas no Brasil. Continue a leitura para entender melhor.

O que é carteira digital?

As carteiras digitais, também conhecidas como e-wallets, são ferramentas de pagamento e transações financeiras online, geralmente em forma de aplicativos, que podem ser baixadas no smartphone. Elas armazenam de forma segura as versões digitais do seu cartão de débito ou crédito.

Desta forma, você não precisa inserir os dados do seu cartão ou ficar carregando um cartão físico quando for efetuar um pagamento ou uma transferência.

Como funciona uma carteira digital?

Uma carteira digital utiliza softwares de aplicativos para conectar os dados de pagamento da sua conta de banco ao vendedor ou lojista com quem você está realizando a transação.

Existem vários tipos de aplicativos de carteiras digitais, mas a maioria permite que você faça compras online, pagamentos sem contato em lojas físicas (apenas aproximando o smartphone da maquininha), realize saques de cédulas em caixas eletrônicos, PIX, transferências, entre outros.

Afinal, as carteiras digitais são seguras?

Se até hoje você não usa carteiras digitais por medo de que seus dados sejam roubados, já te adiantamos que elas são super seguras.

Isso porque quando você usa uma e-wallet, os seus dados são protegidos por criptografia, o que significa que os números reais da conta ou do cartão não são transmitidos durante o pagamento.

Uma e-wallet usa códigos de pagamentos aleatórios que não podem ser reutilizados, e para ser ainda mais segura, a maioria delas ainda usa outros métodos de segurança, como a biometria, para autorizar pagamentos.

Além disso, quando você cadastrar o seu cartão de débito ou de crédito numa carteira digital, poderá notar que o número completo dele nunca é exibido em lugar algum.

Ou seja, se você estava inseguro em relação à proteção das suas informações, pode ficar tranquilo porque a carteira digital é totalmente confiável e livre de possibilidade de fraudes.

Quais são as vantagens de usar uma carteira digital?

Agora que você já entendeu o que é uma carteira digital e como ela funciona, é hora de descobrir quais são os benefícios que ela oferece aos usuários.

Já entendemos que a segurança é uma das principais vantagens, certo? Então, veja a seguir outros motivos para usar um aplicativo de carteira digital.

  •       Rapidez

As carteiras digitais te ajudam a economizar tempo. Você pode fazer pagamentos em lojas, supermercados e tantos outros estabelecimentos, apenas segurando o seu telefone. Transações como transferências, PIX e recebimento de pagamentos podem ser completadas em questão de segundos.

  •       Centralização de serviços

Os apps de e-wallets, além de realizarem transações que normalmente seriam feitas através de um banco, ainda permitem que você faça recarga de celular, de cartão de transporte, peça delivery, entre outras facilidades.

  •       Elas podem te ajudar com o controle financeiro

Muitas carteiras digitais podem te ajudar a monitorar os gastos. Algumas delas até geram relatórios para mostrar em quais categorias você costuma gastar mais dinheiro.

Com essas informações em mãos você pode fixar orçamentos para determinadas categorias e garantir que não está gastando mais do que deveria com delivery de restaurantes, por exemplo.

  •       Você pode receber recompensas

Se o seu cartão oferece cashback ou outras recompensas, você também poderá recebê-los quando usá-lo numa carteira digital. Aliás, como você passará a utilizar mais o seu cartão ao invés do dinheiro físico, será muito mais fácil acumular pontos.

 

Quais são as principais carteiras digitais no Brasil?

Atualmente, existem mais de seiscentas carteiras digitais no Brasil. Bastante coisa não?

Por isso, selecionamos as quatro mais utilizadas atualmente para mostrar os principais benefícios que elas oferecem.

1- Paypal: um dos pagamentos online mais antigos agora também é carteira digital. Com ela você pode fazer pagamentos em milhões de sites no mundo todo através de cartões de crédito e débito cadastrados na conta.

Também é conhecida por ser uma maneira fácil de enviar pagamentos para pessoas em outros países.

2- PicPay: um dos mais populares aplicativos de carteiras digitais no Brasil, o PicPay pode ser utilizado para muitas finalidades, como pagamento de boletos e contas, PIX, recarga de bilhetes de transporte e de celular, de streamings como a Netflix e delivery de comida.

Outra vantagem é que o dinheiro na conta PicPay rende, 100% do CDI todos os dias úteis, segundo a empresa.

3- Mercado Pago: a carteira digital do Mercado Livre permite depositar dinheiro na conta, fazer transferências, sacar dinheiro em caixas eletrônicos, recarregar cartão de transporte e oferece benefícios no programa Mercado Pontos.

O dinheiro na conta Mercado Pago também tem rendimento anual de 100% no CDI.

4- AME Digital: e-wallet do grupo B2W, a AME é uma das mais completas. Permite pagamentos em lojas físicas e online, pagamento de boletos, contrato de seguros e empréstimos, recargas e cashback, que pode ser utilizado em produtos de lojas parceiras.

Além destas, outras carteiras digitais bastante utilizadas são PagBank, Apple Pay, Samsung Pay, Carteira bB, Iti e BanQi.

E então, gostou de saber mais sobre como funciona uma carteira digital, suas vantagens e como ela pode ser um meio de pagamento prático e bastante seguro?

 

Agora, é só escolher a que atende melhor às suas necessidades e começar a transformar a forma como você se relaciona com o dinheiro. Outra alternativa podem ser as contas digitais, nós selecionamos as 5 melhores contas digitais pra você dar uma olhada 🙂