Publicidade

As melhores opções para contratar um empréstimo! Solicitar um empréstimo pode ser uma ótima saída em momentos de crise, mas é extremamente importante se planejar para que isso não vire um problema mais a frente.

Com a ascensão da tecnologia existem diversas instituições financeiras que oferecem esse tipo de serviço online, prometendo facilidade e segurança. Uma outra opção é solicitar no próprio banco em que você é correntista. Isso pode facilitar a aprovação, uma vez que já existe um relacionamento mais antigo e muitas vezes até um crédito pré aprovado.

Descubra como contratar um empréstimo e qual a melhor opção para você.

As melhores opções para contratar um empréstimo:

Crédito consignado

Essa é a modalidade de empréstimo mais indicada no caso de quem conta com essa opção (normalmente aposentados, pensionistas ou funcionários públicos). Logo depois dos empréstimos com garantia de imóvel e automóvel, o empréstimo consignado possui as menores taxas do mercado.

Publicidade

O crédito consignado funciona da seguinte forma: O valor da parcela é descontado diretamente da folha de pagamento (contracheque). 

Calcule o custo efetivo total (CET)

A primeira coisa a se analisar é o custo efetivo total (CET) do empréstimo. Muitas vezes a taxa de juros é menor que outras no mercado, mas existem outras cobranças e, no final de tudo, pode ser que o empréstimo que parecia ser mais “barato” na verdade tem um custo muito maior que os demais.

Refinancie suas dívidas

Uma ótima opção é buscar por empréstimos com melhores condições para refinanciar empréstimos “piores” feitos anteriormente. Um empréstimo pessoal não consignado apresenta uma taxa média de 7%, porém a taxa que os bancos e instituições financeiras cobram varia de 14% a 22,19% ao mês. Já o empréstimo consignado varia de 1,03% a 5,42% ao mês, o que torna essa uma ótima opção para trocar suas dívidas, de uma que tenha um juros muito alto para uma que tenha juros bem mais aceitáveis. 

Organiza sua vida financeira

Se você está pensando em contratar um empréstimo, provavelmente suas finanças não estão indo muito bem. Claro que existem outros casos, como na hora de adquirir um novo bem, quando você não quer (ou não pode) pagar a vista.

Caso não seja a segunda opção, esse é um momento para revisar suas finanças e entender qual a melhor solução para virar o jogo.

Revise todos os seus gastos, use uma planilha de gastos e comece a comprar apenas o que realmente for necessário. Um empréstimo pode ser uma boa saída, mas você não vai querer precisar dele novamente.

Exemplos de Bancos para contratar um empréstimo:

Santander

Itaú

Banco do Brasil