Publicidade

Se tem uma coisa que tira o sono de qualquer pessoa é estar com o famoso “nome sujo”, afinal, dever, além de ser constrangedor, pode gerar uma série de consequências.

Endividar-se pode acontecer com qualquer pessoa, imagine a seguinte situação: Você compra um carro financiado, realiza um sonho e em poucos meses perde o emprego e não tem recursos financeiros para arcar com a dívida e com o passar do tempo você recebe uma carta informando que o seu nome está negativado. E aí, o que fazer? 

Muitas pessoas não sabem como agir nessa situação e algumas nem sequer conhecem o termo estar negativado, sendo assim, hoje nós do Rico Agora, trouxemos um artigo especial para que você fique bem informado. Acompanhe!

Publicidade

O que é ter o nome negativado?

Em termos gerais, podemos dizer que estar negativado é ter o nome e CPF inadimplentes junto aos Órgãos de Proteção ao Crédito. Neste cenário, o consumidor fica com menos opções de crédito perante o mercado. Isso acaba prejudicando em situações como pedir um empréstimo, fazer um financiamento ou até mesmo solicitar um cartão de crédito.

O que acontece quando o nome da pessoa fica negativado?

Na prática, quando seu CPF fica negativado, quer dizer que o seu nome foi parar em um bureau de crédito e que agora está sujo. Quando essa medida acontece, essas são as consequências mais comuns. Veja!

  • Seu nome e CPF ficam nos órgão de proteção ao crédito disponível para consultas de comércios e financeiras;
  • Sua pontuação no score diminui, minimizando as chances de conseguir crédito no mercado,
  • Suas chances de conseguir cartão de crédito diminui;
  • Você pode ter créditos, empréstimos e financiamentos negados.

Quanto tempo meu nome demora para ficar negativado?

Após o seu nome chegar nos bureaus de crédito, o devedor recebe uma notificação para que tenha a oportunidade de quitar o débito antes que o nome seja colocado nos Órgãos de Proteção ao Crédito, caso o contato não tenha sucesso, automaticamente o CPF é negativado.

E como eu descubro se o meu nome está negativado?

Qualquer pessoa física pode verificar a sua situação financeira de forma online. Os principais sites que oferecem essa comodidade são:

Serasa Experian;

Boa Vista SCPC (Consumidor Positivo);

SPC;

É importante checar esses sites para saber seu score e a sua situação financeira diante dos órgãos de proteção ao crédito. Após a consulta e a confirmação que seu nome está inadimplente, tome as providências imediatamente para limpar seu nome.

Como evitar ter o nome negativado?

A melhor maneira de evitar débitos é se planejar financeiramente. Liste seus ganhos e compare com os seus gastos! Após realizar uma minuciosa análise, corte custos desnecessários e evite fazer dívidas a longo prazo.

Outra boa forma de evitar ficar negativado é pagar os boletos em dia, investir em ações seguras e buscar alternativas para fazer uma renda extra.

Viu só como é importante estar em dia com as contas a fim de evitar dores de cabeça e poder contar com crédito nas instituições financeiras? Continue nos acompanhando por aqui e fique muito bem informado.