Advertisements
Advertisements

O que são os Fundos Imobiliários e como começar investir neles? Você sabia que é possível receber um aluguel todo mês sem ter que se preocupar com despesas como IPTU, reformas ou condomínio? Lidar com inquilinos ou corretoras de imóveis também pode ser bem estressante e existe uma boa solução para tudo isso.

Entenda como funciona, o que são e como começar a investir em Fundos Imobiliários, os famosos FIIs.

O que é um FII?

Publicidade

A sigla FII significa Fundo de Investimento Imobiliário. Esses fundos permitem que você seja dono de um número de cotas de fundos de empreendimentos imobiliários que, além de gerar uma renda mensal através de proventos, podem valorizar bastante e garantir um bom lucro no momento da venda.

Publicidade

Embora sejam considerados bastante sólidos, os fundos imobiliários são classificados como renda variável – diferentemente do CDB e do Tesouro SELIC.

O que são os Fundos Imobiliários e como começar investir neles?

Existem basicamente 3 tipos de FII:

Publicidade

Fundos de tijolo – Investem os recursos em imóveis reais como shoppings, galpões de logística, etc.

Fundos de papel Distribuem os ativos entre diferentes papéis do mercado imobiliário. Na sua carteira podem conter LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), LHs (Letras Hipotecárias) e até mesmo cotas de outros fundos imobiliários.

Publicidade

Fundos Híbridos – Investem tanto diretamente em imóveis quanto em papéis e outros fundos do segmento.

Você pode adquirir a quantidade de cotas que desejar, caso o fundo não possua uma quantidade mínima de compra. Para os fundos disponíveis na bolsa de valores, você pode comprar a partir de uma cota, ou seja, é possível começar a investir em Fundos Imobiliários com menos de 100 reais.

Como começar a investir em FIIs?

Os principais (e mais conhecidos) fundos imobiliários estão listados na bolsa de valores e a operação é muito parecida com a de compra de ações. Você vai procurar pelo código referente ao fundo, selecionar a quantidade desejada e o preço alvo.

Para comprar esses ativos através da bolsa é preciso que você use uma corretora de investimentos (os grandes bancos normalmente possuem uma, mas é recomendável que você abra uma conta em alguma corretora independente).

É importante estar atento aos custos de corretagem para adquirir suas cotas, existem diversas corretoras que não cobram corretagem para esse tipo de investimento.

Também existem diversos fundos imobiliários fora da bolsa. Esses podem ser negociados diretamente, sem uma corretora para intermediar.

O que são os Fundos Imobiliários e como começar investir neles?

Principais vantagens dos Fundos Imobiliários:

Se você chegou até aqui e ainda não está convencido de que esse é um ótimo investimento, pelo menos para diversificar sua carteira, aqui vão algumas das principais vantagens:

  • Não exige valor alto para comprar;
  • Possui ótima liquidez (principalmente comparado à imóveis reais);
  • Você recebe os rendimentos todo mês;
  • Suas cotas podem valorizar;
  • Você conta com um gestor que cuida do fundo;
  • É possível vender parte das cotas e não o imóvel inteiro.

É claro que tudo depende do tipo de investidor que você é. Existem pessoas que preferem tomar suas próprias decisões do que contar com um gestor, por exemplo. Algumas das vantagens não se aplicam a todos os investidores.

Fundos Imobiliários ou Imóveis?

Não existe uma resposta correta para essa pergunta. Vai depender do seu perfil.

Se você considera as vantagens acima importantes e não possui dinheiro para comprar um imóvel inteiro, ou não pode se dar ao luxo de não precisar do dinheiro da venda rapidamente, talvez os Fundos Imobiliários façam mais sentido.

Por outro lado, se você não gosta do ambiente de bolsa de valores, está disposto a lidar com inquilinos, não precisa de liquidez e/ou se sente à mais vontade possuindo um imóvel físico, é mais recomendável a compra de um imóvel.

A primeira dica é: sempre que possível procure diversificar seus investimentos. Assim você não perde nenhuma oportunidade e traz mais segurança para sua carteira.

Você pode consultar sites de investimentos para consultar as melhores opções, como por exemplo a XP Investimentos.

A segunda é pra você dar uma olhada no nosso conteúdo sobre leilão de imóveis 🙂