Para quem está investindo em ações, é importante conhecer os termos utilizados pelo meio, principalmente no que se refere às qualidades e classificações das ações no mercado. Saber conhecer e analisar minunciosamente estas ações é importante para que você consiga sempre as melhores ações.

No mercado, o trader analisa todo o mercado de maneira minuciosa para comprar as melhores ações do mercado, as Blue Chips. Mas você sabe o que são blue chips e como elas funcionam?

Acompanhe o nosso artigo para conhecer mais sobre o que são as blue chips, como elas funcionam e descobrir como ser um trader de sucesso conseguindo as melhores ações do mercado.

O que são blue chips?

Esse termo é muito usado no mercado acionário, e diz respeito às ações de primeira linha, que pertencem às empresas de grande porte e com boa saúde financeira. Ou seja, as melhores ações das melhores empresas são chamadas de Blue Chips.

É fácil notar no mercado. No geral, as Blue Chips são as ações mais cobiçadas na Bolsa e aquelas que mais figuram nas operações de compra e venda da maioria dos traders. Isso acontece devido ao grande volume de negociação na Bolsa, alto valor de mercado de cada uma delas e sua boa liquidez, diferentemente das small caps.

O termo “blue chips”, curiosamente, se originou no jogo de pôquer. As fichas azuis são as mais valiosas do jogo, e, por, conta disso, o termo acabou adotado pelo mercado de ações. A importância foi tanta que é usado para definir quais são as ações mais importantes e valiosas do mercado.

Ou seja, aquelas empresas que são consolidadas, que geralmente possuem maior tempo de estabilidade, que geram real crescimento e que trazem ao trader maior segurança, possuem ações classificadas como blue chips.

Não existe uma lista oficial das empresas que são blue chips, mas, aqui no Brasil, temos alguns exemplos grandes, como as ações da Petrobras, Ambev e Vale. 

Características das Blue Chips

Para que as ações de uma empresa possam ser classificadas como blue chips, existem algumas características que elas precisam seguir:

  • Geração de Lucro e Receita;
  • Pagamento de bônus e dividendos;
  • Alta liquidez;
  • Boa governança corporativa;
  • Crescimento sólido.

Com essas características, uma empresa passa figurar entre as mais desejadas pelos traders, figurando entre o sleto grupo que são blue chips.

Como saber quais são as ações Blue Chips?

As principais Blue Chips do mercado brasileiro são aquelas mais negociadas em Bolsa. Para conseguir identificá-las, é necessário acompanhar o movimento do mercado e as principais análises sobre a cotação e a saúde das empresas emissoras.

Um dos fatores que podem ajudar nesta identificação, é observar quais são aquelas que possuem maior volume de negociação. Assim, elas entram no índice Bovespa (IBOV), que possuem as ações mais representativas e negociadas em Bolsa.

Qual a importância das Blue Chips para o mercado?

Como as empresas que possuem blue chips são as que têm as ações de maior representatividade na Bolsa, as blue chips acabam se tornando referência no mercado. Além disso, elas são usadas como um termômetro de como está o desempenho da Bolsa.

Para quem investe em ações, acompanhar o desempenho dessas empresas é importante para que consiga traçar as melhores estratégias e acertar em suas operações. Afinal, são elas que geralmente oferecem a melhor relação risco x retorno do mercado, proporcionando bom pagamento de dividendos e boa liquidez.

Como saber em qual Blue Chips investir? 

Mais do que conhecer as blue chips, é importante saber identificar se vale ou não a pena comprá-las. Para isso, é necessário estar de olho nas análises gráficas de maneira a verificar a cotação dos papéis e o volume em que elas estão sendo negociadas. Além disso, observe as análises fundamentalistas, para acompanhar o desenvolvimento atual da empresa, seu valor de mercado e quais são as perspectivas para o futuro.

Um fator bem importante lembrar é que, apesar da reputação de um determinado ativo ser boa, confiar no investimento sem qualquer tipo de análise pode ser prejudicial. O mercado é bem volátil e situações adversas podem afetar drasticamente seu valor de mercado. 

Por isso, antes de investir, analise bem as blue chips e tenha a certeza de comprar ações de empresas que realmente vão lhe trazer um retorno.

Assim, após conhecer as blue chips e saber como funcionam no mercado, faça uma boa análise do mercado, observe como que as ações variam e busque investir naquelas que realmente tragam uma segurança. Certamente que, assim, você conseguirá fazer os melhores investimentos em ações.

Continue acompanhando nosso blog para ter as melhores informações sobre ações e mercado.