Carregando ...

Publicidade

Caso você queira saber: O que são small caps e como elas funcionam, vamos responder aqui. Se você já investe em ações na bolsa ou se tem o desejo de investir, certamente já se deparou com o termo small caps. Mas você sabe o que são small caps e como elas funcionam? Esse artigo vem trazer luz a esse assunto, explicando de maneira simples e prática.

Assim, se você quer conhecer mais sobre small caps e analisar se vale a pena investir neste tipo de ação, acompanhe o artigo até o final para ter uma boa noção do funcionamento e tirar as suas dúvidas. 

O que são small caps?

No mercado de ações, as empresas com valor de mercado entre 300 milhões e 2 bilhões de reais são enquadradas como ações small caps. Lembrando que esses valores podem sofrer alterações conforme a cotação do dólar. 

Ainda que sejam companhias líderes nos setores em que atuam ou até que já faturem milhões, esses valores são considerados baixos no mercado, portanto, são consideradas pequenas na Bolsa de Valores. Elas são bem diferentes da blue chips, que são as principais e maiores ações da bolsa brasileira (B3)

Publicidade

Mais um parâmetro usado para a medida é que as Small Caps apresentam menor liquidez, tendo entre 3 e 5 milhões de reais negociados por dia, e não fazem parte do Ibovespa, índice que mede o desempenho das ações mais negociadas da bolsa.

Existe um índice, o SMLL. Ele é usado para acompanhar o desempenho dessas ações. Para participar desse índice, a empresa deve estar fora do Ibovespa, não pode estar em recuperação judicial e ter ações negociadas a menos de R$1,00.

Quais os requisitos para uma empresa ser small caps?

Existem alguns critérios utilizados para que uma empresa seja considerada small caps. A classificação acontece a cada três ou quatro meses, sendo base para o mercado financeiro. Confira os principais critérios para essa classificação:

  • Ser um ativo classificado fora da lista do Ibovespa;
  • ter sido negociado em 95% dos pregões no período de vigência das três últimas composições da carteira do índice;
  • ter sido negociado em 95% dos pregões desde sua estreia na bolsa;
  • não ser uma penny stock, ou seja, uma ação que vale poucos centavos.

A partir desses critérios, a lista é atualizada constantemente, fazendo com que várias empresas figurem entre as consideradas small caps. 

Investir em Small Caps pode ser uma boa opção?

Os investidores buscam sempre escolher grandes empresas para seus investimentos. Isso acontece porque são robustas e financeiramente estáveis. Com isso, apresentam menor risco de queda brusca nas ações. Mas a probabilidade de um ganho rápido e uma grande valorização também é pequena. Isso se dá porque elas já estão consolidadas no mercado.  

Essa é uma das grandes vantagens das Small Caps. No geral, essas empresas estão ingressando no mercado e podem ter um futuro promissor pela frente, com alto potencial de crescimento e bom retorno para os acionistas. Ou seja, a partir delas, você pode ter um lucro realmente promissor. 

Ou seja, investir em small caps é saber investir no futuro tendo em mente que, fazendo um bom negócio, você poderá ter um lucro alto em um prazo médio ou até curto dependendo de como as ações estão no mercado. 

Quais os riscos de se investir em small caps?

Como tudo no mercado de ações, existem os riscos de investimentos tanto em large caps quanto em small caps. Porém, em cada um tipo de empresa o risco é diferente. Por exemplo, as large caps, ainda que haja um risco, como as empresas são já consolidadas o risco de se perder dinheiro é bem menor. Geralmente você tem a certeza de que vai ser um investimento mais seguro e que vai trazer certo conforto.

Já as Small Caps são empresas com histórico curto no mercado, com menos tempo de negociação e que ainda estão em forte crescimento. Seu desempenho vai depender muito da qualidade da gestão da companhia e das próprias tendências do mercado. Ou seja, você tem o risco de perder seu investimento caso a empresa desvalorize ou então siga para a falência. 

Entretanto, ao analisar o mercado, você verá que os grandes investidores assumiram riscos e, por conta disso, conseguiram grandes resultados. Se você realmente quer ganhar, terá que saber controlar os riscos. 

Como saber em qual small caps investir? 

Todo risco tem um lado técnico. Existem, basicamente, dois passos para você seguir antes de investir em uma small caps:

  • Faça uma análise fundamentalista, onde vai conhecer melhor a gestão da empresa e seu funcionamento. Esse tipo de análise é muito usado para quem quer resultados a médio e longo prazo.
  • Faça uma análise técnica,  observando o mercado, elaborando gráficos e conhecendo bem a empresa. Assim, você pode ter resultados a curto prazo.

Com isso, vale a pena investir em small caps que, ainda com riscos, possam trazer um lucro para você. Algumas empresas de tecnologia, incluindo fintechs, tem entrado na bolsa brasileira com volumes pequenos e já chamam bastante atenção pelo potencial de crescimento.

Gostou do artigo? Continue acompanhando o blog para mais dicas sobre o assunto.