Carregando ...

Publicidade

Você se sente intimidado quando o assunto é investimento? Neste artigo te damos boas dicas para perder o medo de investir. Confira!

Receio, falta de informação e altas taxas de juros. Estes são apenas alguns dos muitos motivos que tornam os brasileiros uma das nacionalidades que menos fazem investimento no mundo todo. Se esse também é o seu caso, está na hora de aprender algumas dicas para perder o medo de investir.

Neste artigo, vamos te mostrar que com conhecimento, estabelecimento de metas e um pouco de pesquisa, você será capaz de entender como perder o medo de perder dinheiro. Continue a leitura para saber mais.

3 dicas para te ajudar a perder o medo de investir

1 – Aprenda sobre investimentos (não é tão complicado quanto parece)

Bem, se você está lendo este artigo, significa que você já deu o primeiro e mais importante passo para perder o medo de investir: a educação.

Publicidade

Como dissemos, muitas pessoas não conhecem os tipos de investimentos, aplicações e suas variações, seus riscos, valores entre tantas outras questões.

Então, se você quiser aprender por conta própria, pode começar por artigos como os da Dinheiroteca, vídeos do YouTube, guias, fóruns e tutoriais.

Uma boa dica também é o site do Banco Central, que tem uma seção chamada Cidadania Financeira. Nela você encontra vídeos, artigos e links para cursos gratuitos sobre conceito, características e tipos de investimentos.

2 – Determine os seus objetivos de investimentos

Depois de aprender mais sobre como e onde investir, é hora de estabelecer suas metas.

Você já parou para pensar onde deseja estar daqui a 5 ou 10 anos em termos de finanças? Agora que você já tem boas informações sobre os tipos de investimentos disponíveis e como eles funcionam, é só escolher qual deles atende melhor os seus objetivos.

Seja o planejamento da sua aposentadoria, a compra de um imóvel a longo prazo, arcar com as despesas da faculdade do seu filho no futuro, ter dinheiro suficiente para abrir o próprio negócio ou qualquer outro. O importante é procurar o investimento ideal e planejar uma linha do tempo para alcançar seu objetivo.

3 – Comece devagar

Esta é uma dica fundamental para quem precisa perder o medo de investir: você não precisa começar arriscando ou investindo uma grande quantidade de dinheiro.

Para os iniciantes, a dica é começar com uma aplicação de renda fixa como o Tesouro Direto e o CDB. Estes investimentos são seguros e no momento do investimento você já consegue calcular quanto poderá receber depois de um determinado prazo.

Com o passar do tempo, você poderá investir quantias maiores, além de poder fazer investimentos de renda variável como ações, fundos imobiliários e criptomoedas.

4 – Não desanime se algo der errado

Como dissemos, para quem está começando a renda fixa é muito segura, mas se você decidir fazer um outro investimento mais ousado e ele não der certo, não desanime.

Afinal, nem sempre tudo sai como planejado. As ações sobem e descem e a economia constantemente passa por altos e baixos.

Mas se você estudar, começar devagar e aprender com os seus erros, a chance de ter um bom futuro com investimentos é muito grande.

Enfim, esperamos que as nossas dicas para perder o medo de investir tenham te ajudado a se sentir mais seguro para dar mais este passo importante para o sucesso financeiro.